quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Provérbios





COMUNICAÇÃO ORAL  E ESCRITA      2 AULAS







*OBJETIVO (S):
DESENVOLVER A ORALIDADE
ESCREVER MELHOR
EXPRESSAR O PENSAMENTO ORGANIZADO

*CONTEÚDO (S):
SÍLABA TÔNICA
TEXTOS VERBAL  E NÃO-VERBAL
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

*RECURSO/EQUIPAMENTO (S):
LIVRO DIDÁTICO
BÍBLIA SAGRADA
FILME "OS TRÊS CONSELHOS"

1ª AULA ( 23/10/13): LEITURA E DISCUSSÃO ACERCA DE PROVÉRBIOS POPULARES (p. 56 do livro).
Nesta aula os alunos foram convidados a refletir e compartilhar entendimento dos ditados populares, sua utilização na vida cotidiana e se tem alguma serventia prática. Fizemos uma analogia com os Provérbios da Bíblia, assim ficou mais fácil compreender que eles são conselhos para livrar o sujeito de caminhos maus. Para que ele siga em paz na estrada da vida consigo e com todas as pessoas, sabendo tomar decisões conscientes.
E durante a discussão, a aluna Jaqueline citou o filme "Os Três Conselhos" com o nome de "Os Três Mandamentos". Todos já conhecíamos a história e sua relevância trouxe excelentes contribuições para esta aula. Daí o filme passou a ser um dos recursos utilizados nesta e nas próximas aulas.

2ª AULA (23/10/13): DESAFIO > CRIAR UM PROVÉRBIO BASEADO NAQUILO QUE DISCUTIMOS:
Não conseguiram organizar o pensamento, então criei o provérbio com base nas nossas falas e dei-lhes a missão de explicar o que pensei ao escreve-lo. Abaixo segue as explicações da forma que eles (as) fizeram, reescrevi cada explicação no quadro para eles fazerem as devidas correções.

Escute seu coração, mas seja responsável pelas suas escolhas.


1ª  Jaqueline:
Seja você mesmo, nunca faça nada se você não tiver certeza do que você quer para você.

2ª  Márcia:
Que mesmo  fazendo a nossa vontade, certo ou errando devemos ser responsável, se está certo ou errado.

3ª Vandenilson:
Ao tomar uma decisão, escute seu coração. Pois as escolhas da vida deverá ser tomadas com atenção.

OBS: Excelentes respostas. Percebe-se que todos compreenderam que os ensinamentos bíblicos ou populares têm força nas nossa escolhas, pois vêm de nossos pais, avós... e servem para toda a vida como diz no capítulo 3 de Provérbios, versículos de um a três trabalhado nesta aula:

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua  do  teu coração.

Tradução revista e atualizada por João Ferreira de Almeida (2007)

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Confissões

Confissões






Ninguém pode delimitar a capacidade de alguém, se o fizer é mais ignorante do que pensa.
Sabe, ao chegar na escola onde trabalho fui informada de como as coisas funcionam e fiquei a par de quem eram meus alunos. Segundo informações, pessoas que jamais sairão do mesmo lugar.
Ah! Fiquei triste, não suportei a ideia de trabalhar com pessoas reduzidas a nada. E eles são tudo e muito mais, bem mais que as informações.
Desde o primeiro contato com eles, vi pessoas cansadas e com sonhos. Porém, envergonhadas. Pensando não ter direito de sonhar.



É verdade que muitos alunos vão a escola passear, conhecer os novos professores e colegas. Enfim, cada qual com seu motivo. E no geral, pessoas capazes. Muito capazes, mas resolveram acreditar na falta de possibilidades devido as inúmeras dificuldades. Quem disse que  para conseguir realizar um sonho não precisa lutar?
Lutar pelas certezas e viver muitas incertezas. É preciso tentar! Ser ousado (a) e fingir não sentir medo.
Comprei uma briga por eles, mostrei que estou lá para ajuda-los a encontrar  uma direção. Seja ela qual for. Só precisam acreditar no potencial guardado, sufocado. Pois, devido aos caminhos errantes da vida deixaram a sala de aula por algum tempo e ao voltar começam o ano letivo, depois desistem.
Num ciclo vicioso que somente favorecem aos governos. Eles, sem saber, perpetuam as falhas do sistema educacional e ainda encontram pessoas que dizem que não são nada nem nunca vão ser, silenciosamente. Porque se favorecem das falhas citadas. Afinal, um sistema é formado e dirigido por pessoas.
Minha aluna mais velha está próxima dos cinquenta, é uma excelente artesã.
Tenho uma aluna de quase trinta com talento para poesia.
Outra de vinte e sete também com muito jeito para arte: desenho e decoração de ambientes.
Outra de vinte e quatro, teve de viajar para encontrar o marido. Muito capaz, atenciosa, perspicaz. Poderá ser tudo aquilo que se propor fazer.
Quanto aos rapazes, o mais velho tem a mesma idade que eu (36), poderá ser tudo que se dedicar. Pega tudo com facilidade ( só precisa ser mais atento), canta muito bem e adora desenhar.

Os demais são igualmente capaz, mas ainda não têm muita noção de tudo que pode fazer, de quão alto poderão voar, nas suas respectivas direções.
Meu objetivo não é medir conhecimentos e habilidades. Nem delimitar capacidades. Tudo que desejo e tenho lutado para conseguir, é que eles se vejam por dentro e por fora e quando chegar a hora vão abrir suas asas e voar. Ninguém mais poderá impedir. Porque não vão mais deixar.




Professora Val

PS: imagens de celular dos alunos

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

MATEMÁTICA EM TEXTOS


 
PLANO DE AULA        AULAS        2 OU 3        



*OBJETIVO (S):
-LER PARA CONHECER OS NOMES E FORMAS GEOMÉTRICAS
-LER PARA COMPARTILHAR CONHECIMENTOS
-DESENHAR PARA FIXAR O CONTEÚDO

*CONTEÚDO (S):
FORMAS GEOMETRICAS E OBRAS DE ARTE
CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS, SUA PRESENÇA NOS LUGARES, OBJETOS, NO CORPO, NOS TEXTOS E CONTEXTOS

*RECURSO/EQUIPAMENTO (S):
FOLHAS DE PAPEL CHAMEX
COLA, TESOURA,  GUACHE,LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA, PINCEIS
LÁPIS, BORRACHA, CANETA ESFEROGRAFICA
PAPEL CREPOM
PAPEL MADEIRA
CARTOLINA

1ª AULA    03/10/13:  LEITURA DO TEXTO "A Geometria nas obras de um artista brasileiro" NO LIVRO DIDATICO, PÁGINA 176.MATEMÁTICA EM TEXTOS.
 INTRODUÇÃO DO CONTÚDO, MOSTRANDO QUE USANDO AS FORMAS (PRESENTES TAMBÉM NA NOSSA ANATOMIA) GEOMÉTRICAS É POSSÍVEL CRIAR IMAGENS E DECORAR AMBIENTES.

2ª AULA: PRODUZIR UMA IMAGEM USANDO O MATERIAL DISPONÍVEL, TENDO COMO MODELO A FIGURA DA OBRA DE Fortunato Ernesto Neto, artista plástico brasileiro que nasceu em Belém do Pará e começou a desenhar e pintar na adolescência. Retratando  prédios, monumentos históricos, embarcações, garimpeiros, fauna, flora, ribeirinhos da região e o cotidiano em geral.

Ver-o-Peso, de Fortunato Ernesto Neto, 2007
















PRODUÇÃO DE ALGUNS ALUNOS: NEM TODOS QUISERAM PARTICIPAR DESTA AULA POR MEDO DE NÃO DESENHAR BONITO.

                                                     Elizabete

        Márcia                                               

Vandenilson

Marisete

                                                 Josiele



 



3ª AULA 04/10/13: A PARTIR DE MODELOS QUE IMPRIMI EM SITES, CRIAR UMA IMAGEM USANDO FORMAS E DIZER SEUS RESPECTIVOS NOMES . VEJAMOS OS MODELOS:
PS: NÃO SALVEI O NOME DOS SITES ONDE PEGUEI AS IMAGENS.




PRODUÇÃO DOS ALUNOS:

Márcia

Jaqueline

                           
                                               Josiele

Vandenilson

                                        Elizabete







OUTRAS OBRAS DE FORTUNATO ERNESTO NETO