quarta-feira, 30 de abril de 2014

A DISCIPLINA DO AMOR






OBJETIVO (S):
Conversar sobre tipos de amor
Ouvir/compartilhar histórias de animais
Calcular mentalmente

CONTEÚDO (S):
O Amor
Cálculo mental
Leitura comentada

METODOLOGIA:

Leitura dos textos 'A DISCIPLINA DO AMOR' e  O Amor em I Coríntios 13:1-7; instigando os alunos a participar da leitura inferindo no texto ouvido, para posteriormente confirmar (ou não) suas hipóteses.

Fichas de cartolina com adição e subtração para resolver completando as parcelas e/ou resultado

Fichas com palavras para completar com H, LH, NH

RECURSO (S):
cartolina
piloto azul ou preto
Bíblia Sagrada
Texto de Lygia Fagundes Telles, A DISCIPLINNA DO AMOR

AVALIAÇÃO:
Oralidade
Escrita
Leitura


BIBLIOGRAFIA:


SOUZA, Cassia Garcia de  et al. É BOM APRENDER. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. VOLUME ÚNICO. São Paulo: FTD. 2009, pp 167-168
ALMEIDA, João Ferreira de. A BÍBLIA SAGRADA. Edição Corrigida e Revisada. São Paulo-SP. 2007
MANEIRAS DE ENSINAR


sábado, 5 de abril de 2014

Palavras e seus sentidos


E.M.E.B. Professora Suzana Galvão

Educação de Jovens e Adultos  2ª Etapa  Noturno    28/03/14

Professor (a): .........................................................


Conteúdo (s):
Letras e sílabas

*Objetivos:
Identificar os sentidos de palavras com escrita igual

*Metodologia:
Escrever em fichas o significado da palavra escolhida pelo aluno.
O professor escriba, com a ajuda do aluno escreve os significados das palavras, levando-os a refletir sobre quais letras usarão para escrever a palavra.

*Recurso (s):
Cartolina branca
Piloto na cor azul
Caneta
Lápis
Borracha
Quadro
Marcador QB
Giz

*Avaliação:
Dificuldades na escrita e na leitura
Interpretação dos significados

Descrição da Aula

1-No quadro: Escrevi as seguintes palavras:

BRAÇO
TRAÍRA
MANGA
CANTO
CALÇADA

2-Expliquei que mesmo sendo escrita de maneira igual, elas podem apresentar sentidos bem diferentes. Por exemplo: (escrevi colocando a palavra no meio,acima e embaixo seus diferentes significados) MANGA- fruta; parte da peça de vestuário (blusa/camisa)

BRAÇO- do sofá; parte do corpo humano

CANTO- lugar ( Menino, sente ali naquele canto!); música/cantiga (resposta dos alunos)

CALÇADA- fica na frente da casa; pessoa que está usando chinelo/sandália ( A menina está calçada com sandália rasteirinha)

TRAÍRA- peixe comum nas águas do rio São Francisco; pessoa não confiável

3-Usando fichas de cartolina:
Levei fichas com as seguintes palavras (cada aluno -presente- escolheu a sua e me ajudou a escrever os sentidos delas, eu no quadro e eles na fichinha):

CARA
CARRAPATO
EMPATAR
PEÇA
PENDURAR
PIMENTA
PREGO


CARA- rosto; forma de chamar um homem/rapaz

CARRAPATO- pessoa grudenta; pequeno animal que se alimenta de sangue.

EMPATAR- atrapalhar; fazer o mesmo número de pontos num jogo

PEÇA- pedir; parte de um quebra-cabeça

PENDURAR- fiado (Vou deixar pendurado); prender algo na parede

PIMENTA- pequeno fruto usado como tempero; pessoa fogosa

PREGO- otário; usado na fabricação de móveis de madeira

*Com exceção da aluna Claudecir (escolheu a quarta palavra), os demais escreveram os sentidos que eu levei. Enquanto ela deu outros sentidos para PEÇA: de teatro; de carro ou bicicleta. Eu tinha pensado em: pedir (verbo) e parte de um quebra-cabeça.

*Durante a aula, Francisco foi ao quadro e mostrou como escreveria carrapato- sua palavra escolhida. Mostrou que faria com U e não com O. Aproveitei para falar dos sons, assim como uma palavra é escrita de um jeito e tem muitos sentidos, ocorre semelhanças no som. Mesmo falando de um jeito, na hora de escrever tem de saber quais letras usar. Porque algumas vezes falamos I, mas na verdade pode ser E.




MANEIRAS DE ENSINAR