E.M.E.B. Professora Suzana Galvão
Educação de Jovens e Adultos 2ª Etapa Noturno 28/03/14
Professor (a): .........................................................
Conteúdo (s):
Letras e sílabas
*Objetivos:
Identificar os sentidos de palavras com escrita igual
*Metodologia:
Escrever em fichas o significado da palavra escolhida pelo aluno.
O professor escriba, com a ajuda do aluno escreve os significados das palavras, levando-os a refletir sobre quais letras usarão para escrever a palavra.
*Recurso (s):
Cartolina branca
Piloto na cor azul
Caneta
Lápis
Borracha
Quadro
Marcador QB
Giz
*Avaliação:
Dificuldades na escrita e na leitura
Interpretação dos significados
Descrição da Aula
1-No quadro: Escrevi as seguintes palavras:
BRAÇO
TRAÍRA
MANGA
CANTO
CALÇADA
2-Expliquei que mesmo sendo escrita de maneira igual, elas podem apresentar sentidos bem diferentes. Por exemplo: (escrevi colocando a palavra no meio,acima e embaixo seus diferentes significados) MANGA- fruta; parte da peça de vestuário (blusa/camisa)
BRAÇO- do sofá; parte do corpo humano
CANTO- lugar ( Menino, sente ali naquele canto!); música/cantiga (resposta dos alunos)
CALÇADA- fica na frente da casa; pessoa que está usando chinelo/sandália ( A menina está calçada com sandália rasteirinha)
TRAÍRA- peixe comum nas águas do rio São Francisco; pessoa não confiável
3-Usando fichas de cartolina:
Levei fichas com as seguintes palavras (cada aluno -presente- escolheu a sua e me ajudou a escrever os sentidos delas, eu no quadro e eles na fichinha):
CARA
CARRAPATO
EMPATAR
PEÇA
PENDURAR
PIMENTA
PREGO
CARA- rosto; forma de chamar um homem/rapaz
CARRAPATO- pessoa grudenta; pequeno animal que se alimenta de sangue.
EMPATAR- atrapalhar; fazer o mesmo número de pontos num jogo
PEÇA- pedir; parte de um quebra-cabeça
PENDURAR- fiado (Vou deixar pendurado); prender algo na parede
PIMENTA- pequeno fruto usado como tempero; pessoa fogosa
PREGO- otário; usado na fabricação de móveis de madeira
*Com exceção da aluna Claudecir (escolheu a quarta palavra), os demais escreveram os sentidos que eu levei. Enquanto ela deu outros sentidos para PEÇA: de teatro; de carro ou bicicleta. Eu tinha pensado em: pedir (verbo) e parte de um quebra-cabeça.
*Durante a aula, Francisco foi ao quadro e mostrou como escreveria carrapato- sua palavra escolhida. Mostrou que faria com U e não com O. Aproveitei para falar dos sons, assim como uma palavra é escrita de um jeito e tem muitos sentidos, ocorre semelhanças no som. Mesmo falando de um jeito, na hora de escrever tem de saber quais letras usar. Porque algumas vezes falamos I, mas na verdade pode ser E.
MANEIRAS DE ENSINAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário