Karina fez algumas fichinhas para ajudar seu irmão
a compreender as operações matemáticas.
À tardinha foram para a sala fazer as atividades
que a professora mandou para casa.
Karina sentada ao lado de Carlisson, pedia que
falasse o que não entendia.
Carlisson respondeu que lidar com números é uma
tremenda agonia.
Foi então que ela lhe mostrou algumas fichas feitas
com cartolina lilás, em forma
retangular. Os cálculos foram transcritos com giz de cera marromp ara
as adições; em verde as subtrações. Até que os números ficaram mais bonitos e atrativos.
Seu irmão viu que aquelas continhas eram as mesmas
de seu caderno, na capa grossa tinha um lindo ursinho todo amarelo.
Ele então disse meio desconfiado:
-As continhas estão bonitas, mas ainda não sei onde
estão os resultados.
Karina disse em tom de falsa reprovação:
-Mas que malandrinho, pensa que vou responder por
você?!
-Veja as fichinhas com atenção, estou aqui para
facilitar sua compreensão.
Assim, organizou as adições de um lado e as
subtrações do outro. No meio deixou os resultados misturados, separados por
cores.
Foi aí que seu irmão começou a compreender: teria
de calcular mentalmente, comunicar o resultado à Karina e confirmar com as
fichinhas ali presentes.
Ao terminar, ele percebeu que os números até são
legais. Basta ter um pouquinho mais de atenção. Guardou o material, lavou as
mãos e foram jantar. Logo mais era hora de dormir para de manhã recomeçar.
Karina lhe mostrou que aprender matemática pode ser
divetido e até colorido.
MANEIRAS DE ENSINAR
Bela maneira de ensinar e fixar aprendizado nas crianças! Linda semana! bjs, chica
ResponderExcluirObrigada Chica, boa semana pra vc também
ExcluirÉ muito gostoso aprender assim, dá mais dinâmica no aprendizado e a criança se desenvolve mais rapidamente. Penso eu
ResponderExcluirBjks Vall
My