segunda-feira, 20 de outubro de 2014

TROCANDO O NÚMERO DE LUGAR



REGRA GERAL: Trocar a posição dos números
OBJETIVO (S): Perceber a mudança no valor numérico
CONTEÚDO (S): Valor Absoluto e Valor Relativo

COMO FAZER:

1. Confecionar fichas, escolhendo uma forma geométrica (retângulo, triângulo, quadrado, losângo...) e escrever valores com dezenas ou centenas. Usar papel 40, cartolina, chamequinho branco ou colorido. Escrever os números com giz de cera ou marcador de cores variadas.
 Na sequência pedir que o aluno troque a posição dos números, sem chamar a atenção para o que aconteceu com a mudança.

2.Atividade escrita ( no quadro, no caderno ou em papel A4,pelo professor). Explicar como se resolve a atividade até perceber que está sendo compreendida por parte dos alunos presentes; mostrar exemplos no quadro e verificar as respostas individualmente.

RECURSO (S) que usei na aula de 16/10/14:

-Giz de cera
-Base de durex ou um objeto circular
-Papel A4
-Páginas de livros velhos (para fazer uma base da fichinha)
-Tesoura
-Cola

*O jogo poderá ser feito somente pelo professor (em casa) ou feito com a participação dos alunos em sala de aula.
*O jogo poderá ser usado como introdução do conteúdo e a atividade para fixar ou melhorar o aprendizado inicial.

MANEIRAS DE ENSINAR


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