segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Onde está o Resultado?










Karina fez algumas fichinhas para ajudar seu irmão a compreender as operações matemáticas.

À tardinha foram para a sala fazer as atividades que a professora mandou para casa.

Karina sentada ao lado de Carlisson, pedia que falasse o que não entendia.

Carlisson respondeu que lidar com números é uma tremenda agonia.

Foi então que ela lhe mostrou algumas fichas feitas com cartolina lilás, em forma  retangular. Os cálculos foram transcritos com giz de cera marromp ara as adições; em verde as subtrações. Até que os números ficaram mais bonitos e atrativos.

Seu irmão viu que aquelas continhas eram as mesmas de seu caderno, na capa grossa tinha um lindo ursinho todo amarelo.

Ele então disse meio desconfiado:

-As continhas estão bonitas, mas ainda não sei onde estão os resultados.

Karina disse em tom de falsa reprovação:

-Mas que malandrinho, pensa que vou responder por você?!

-Veja as fichinhas com atenção, estou aqui para facilitar sua compreensão.

Assim, organizou as adições de um lado e as subtrações do outro. No meio deixou os resultados misturados, separados por cores.

Foi aí que seu irmão começou a compreender: teria de calcular mentalmente, comunicar o resultado à Karina e confirmar com as fichinhas ali presentes.

Ao terminar, ele percebeu que os números até são legais. Basta ter um pouquinho mais de atenção. Guardou o material, lavou as mãos e foram jantar. Logo mais era hora de dormir para de manhã recomeçar.

Karina lhe mostrou que aprender matemática pode ser divetido e até colorido.




 



MANEIRAS DE ENSINAR

3 comentários:

  1. Bela maneira de ensinar e fixar aprendizado nas crianças! Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. É muito gostoso aprender assim, dá mais dinâmica no aprendizado e a criança se desenvolve mais rapidamente. Penso eu

    Bjks Vall

    My

    ResponderExcluir