sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Escola em qualquer idade

Convite a sonhar



As cadeiras, as salas, os corredores estão vazios. O ano letivo começa em Março nas escolas municipais de minha cidade ( Penedo-Al ). Eu estou na expectativa, mesmo estando do outro lado agora, sinto um certo nervosismo ao sentir o início tão próximo.
Hoje sonho em ser o melhor que eu puder como professora, imagino meus futuros alunos e suas necessidades. Antes imaginava meus futuros professores, colegas e aquelas pessoas que seriam amigos dentro e fora da sala de aula.
Ontem ( 13/02/14 ), eu e Anne (colega de trabalho) saímos em busca de alunos, fomos de porta em porta, nos apresentamos e os convidamos a sonhar, a assumir um compromisso pessoal e voltar à sala de aula ou de ir à escola pela primeira vez, pois podemos tudo independente da idade e  dos motivos que desviou cada pessoa no passado de realizar seus sonhos ou de continuar a sonhar. Desde que tenhamos vontade, tudo podemos realizar, porque somente com vontade desviaremos os empecilhos, teremos força quando o desanimo chegar. 
Foi uma tarde cansativa pelas ruas da comunidade rural onde está localizada a escola em que trabalhamos. Mas foi muito bom ver cada possível futuro aluno de perto. Percebemos que a vergonha é o maior problema para eles, acham que passou do tempo de estudar e a idade não ajudará na aprendizagem. Sentimos que muitos ficaram balançados depois de nos ouvir e de expressarem seus sentimentos. Enquanto falávamos tinham um brilho de possibilidade nos olhos de muitos deles.
Saímos de lá com a esperança de que pelo menos metade daquelas pessoas procurem  a escola para realizar a matricula, se comprometerem com elas mesmas e nos ajudar e realizar um trabalho de qualidade, proveitoso para ambos os lados e que depois continuem sonhando e buscando meios de realizar seus novos sonhos.


MANEIRAS DE ENSINAR

3 comentários: