3° BIMESTRE PLANO DE AULA DURAÇÃO: 2 AULAS 12/09/13
ESCOLA:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3ª ETAPA NOTURNO
PROFESSOR (A):
*TEMA (S): ESPÉCIES: ALGUMAS CURIOSIDADES
*OBJETIVO (S):
LER PARA CONHECER
LER PARA ESCREVER MELHOR
LER PARA PRODUZIR TEXTOS
LER PARA FALAR MELHOR
*COMTEÚDO (S):
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
*RECURSO/EQUIPAMENTO (S):
PAPEL MADEIRA
COLA, TESOURA
LIVROS VELHOS
REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS Nº 246
XEROX DO ARTIGO "Você sabia que alguns bichos se fingem de mortos?" p.19
1ª AULA: CIÊNCIAS/PORTUGUÊS
LEITURA DO ARTIGO "Você sabia que alguns bichos se fingem de mortos?"
EXPLICAÇÃO DO TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES.
ENTRE PERGUNTA E A LEITURA BREVE DO TEXTO, FAZÍAMOS OBSERVAÇÕES DO QUE DIZ O ARTIGO COMPARANDO COM ALGUNS BICHOS QUE CONHECEMOS.
OBS:
Marisete, enquanto fazia a leitura inicial, parou e fez um comentário sobre o terceiro parágrafo: "Se o bicho não convencer o outro come!"
Vandenilson, durante a explicação, disse que não ia saber responder com termos científicos. Fazendo uma confusão entre letras e sons. Pois explicou que se fosse escrever hiena sem ajuda não usaria a letra H.
A estratégia usada foi a antecipação, como forma de me fazer dar as respostas que buscavam e não precisarem ler o texto.
AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SÃO:
-SELEÇÃO: O LEITOR LER SOMENTE AQUILO QUE É DO SEU INTERESSE, OU SEJA, FILTRA AS INFORMAÇÕES PRINCIPAIS, O QUE LHE INTERESSA NO MOMENTO.
-ANTECIPAÇÃO: É POSSÍVEL ADVINHAR O QUE ESTAR POR VIR FORMULANDO HIPÓTESES COM BASES EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS.
-INFERÊNCIA: É A CAPACIDADE DE CAPTAR INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS NO TEXTO. É LER TUDO AQUILO QUE NÃO ESTÁ LÁ. SEGUINDO PISTAS DEIXADAS PELO AUTOR.
-VERIFICAÇÃO: É A CONFIRMAÇÃO OU NÃO DAS HIPÓTESES LEVANTADAS OU SE AUTOCORRIGIR VOLTANDO AO TRECHO OU PALAVRA QUE FICOU SEM SENTIDO.. MAS (DE MODO GERAL) FAZEMOS USO DE TODAS AS ESTRATÉGIAS SEM PERCEBERMOS.
2 ª AULA: TRABALHO EM GRUPO: (OBSERVANDO COMO TRABALHAM EM EQUIPE)
FAZER UM CARTAZ COLANDO BICHOS QUE USAM A TANATOSE PARA ENGANAR O SEU PREDADOR.
ELES COLARAM DOIS DOS BICHOS CITADOS NO ARTIGO, POIS NÃO CONSEGUIRAM ENCONTRAR OS OUTROS, E COLARAM MAIS ALGUNS QUE ELES DIZEM SE FAZER DE MORTOS COMO A JOANINHA E O TATUZINHO.
ESCOLA:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3ª ETAPA NOTURNO
PROFESSOR (A):
*TEMA (S): ESPÉCIES: ALGUMAS CURIOSIDADES
*OBJETIVO (S):
LER PARA CONHECER
LER PARA ESCREVER MELHOR
LER PARA PRODUZIR TEXTOS
LER PARA FALAR MELHOR
*COMTEÚDO (S):
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
*RECURSO/EQUIPAMENTO (S):
PAPEL MADEIRA
COLA, TESOURA
LIVROS VELHOS
REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS Nº 246
XEROX DO ARTIGO "Você sabia que alguns bichos se fingem de mortos?" p.19
1ª AULA: CIÊNCIAS/PORTUGUÊS
LEITURA DO ARTIGO "Você sabia que alguns bichos se fingem de mortos?"
EXPLICAÇÃO DO TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES.
ENTRE PERGUNTA E A LEITURA BREVE DO TEXTO, FAZÍAMOS OBSERVAÇÕES DO QUE DIZ O ARTIGO COMPARANDO COM ALGUNS BICHOS QUE CONHECEMOS.
ATIVIDADE
1-Leia com atenção e responda:
a) O que é tanatose?
b) Para que serve a tanatose?
c) Escreva o nome de bichos que se alimentam de bichos mortos.
d) Escreva o nome de bichos que usam a tanatose para enganar seus predadores.
OBS:
Marisete, enquanto fazia a leitura inicial, parou e fez um comentário sobre o terceiro parágrafo: "Se o bicho não convencer o outro come!"
Vandenilson, durante a explicação, disse que não ia saber responder com termos científicos. Fazendo uma confusão entre letras e sons. Pois explicou que se fosse escrever hiena sem ajuda não usaria a letra H.
A estratégia usada foi a antecipação, como forma de me fazer dar as respostas que buscavam e não precisarem ler o texto.
AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SÃO:
-SELEÇÃO: O LEITOR LER SOMENTE AQUILO QUE É DO SEU INTERESSE, OU SEJA, FILTRA AS INFORMAÇÕES PRINCIPAIS, O QUE LHE INTERESSA NO MOMENTO.
-ANTECIPAÇÃO: É POSSÍVEL ADVINHAR O QUE ESTAR POR VIR FORMULANDO HIPÓTESES COM BASES EM CONHECIMENTOS PRÉVIOS.
-INFERÊNCIA: É A CAPACIDADE DE CAPTAR INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS NO TEXTO. É LER TUDO AQUILO QUE NÃO ESTÁ LÁ. SEGUINDO PISTAS DEIXADAS PELO AUTOR.
-VERIFICAÇÃO: É A CONFIRMAÇÃO OU NÃO DAS HIPÓTESES LEVANTADAS OU SE AUTOCORRIGIR VOLTANDO AO TRECHO OU PALAVRA QUE FICOU SEM SENTIDO.. MAS (DE MODO GERAL) FAZEMOS USO DE TODAS AS ESTRATÉGIAS SEM PERCEBERMOS.
2 ª AULA: TRABALHO EM GRUPO: (OBSERVANDO COMO TRABALHAM EM EQUIPE)
FAZER UM CARTAZ COLANDO BICHOS QUE USAM A TANATOSE PARA ENGANAR O SEU PREDADOR.
ELES COLARAM DOIS DOS BICHOS CITADOS NO ARTIGO, POIS NÃO CONSEGUIRAM ENCONTRAR OS OUTROS, E COLARAM MAIS ALGUNS QUE ELES DIZEM SE FAZER DE MORTOS COMO A JOANINHA E O TATUZINHO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário