quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Leitura

ROTEIRO DA AULA



AULA (S): 2
DATA: 22/03/13 
OBJETIVO (S):
-DESENVOLVER A CAPACIDADE DE OUVIR E RESPEITAR O PENSAMENTO DO OUTRO.

CONTEÚDO (S):
-ATIVIDADE DE LEITURA
-PRODUÇÃO DE TEXTO


1.LEITURA DE I CORÍNTIOS 13:1-7 PARA DISCUSSÃO SOBRE O QUE FOI ENTENDIDO POR CADA UM.
2.ESCREVER UMA FRASE COM A PALAVRA AMOR.
3.RECORTAR  FIGURAS QUE EXPRESSEM O AMOR E DESCREVER A IMAGEM:COM UMA LEGENDA.
4.LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO "Pra que serve o sono" E ATIVIDADE DE COMPREENSÃO DE TEXTO NO LIVRO (p. 73-4).

RECURSO (S):

BÍBLIA SAGRADA
LIVRO DIDÁTICO
REVISTAS PARA RECORTAR
COLA,TESOURA,FOLHAS DE PAPEL SULFITE

AVALIAÇÃO/METODOLOGIA:


1.O texto de I Coríntios emudeceu a turma. Todos o acharam lindo. Mas compreenderam a mensagem.

2.A atividade proposta trouxe interações positivas. Os grupos/duplas fizeram frases curtas nas legendas do tipo:
AMOR MATERNO (Nataniel)
O AMOR DE MÃE É INEXPLICÁVEL  (Vandenilson)
3.A leitura não é bem vinda para eles. Têm vergonha, não querem errar. Mas continuo enfatizando a necessidade de ler mais vezes para  melhorar. Pois, lendo se consegue compreender melhor o texto.
4.Fiz uma atividade no quadro para registro das informações relevantes sobre o sono: para fixar as memórias do dia anterior, por exemplo. E que 3 dos 9 anos da vida de uma criança se passou durante o sono.


NOTA: Durante o primeiro bimestre as atividades eram preparadas com este tipo de roteiro.
Eu preparava os recursos (muitos deles reaproveitados) depois de separar a bibliografia e usava atividades xerocopiadas, as do livro e outras que ocorressem na hora.
Somente no segundo bimestre começo a me encontrar e direcionar minha metodologia a um ponto fixo e com melhores resultados.
Aprendi errando e ouvindo, percebendo as necessidades dos alunos. Embora continue procurando outras maneiras de ensinar para que as aulas fluam e obtenham êxito para ambos os lados. Porque ensinar é mais que transferir conteúdos, é torná-los úteis no cotidiano.



Projeto Buriti: MULTIDISCIPLINAR. 4º ANO. 1ª edição .MODERNA: São Paulo.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário