domingo, 29 de setembro de 2013

Textos não-verbal

PRODUÇÃO DE TEXTO              26/09/13               3 AULAS



*OBEJETIVO (S):
DESENVOLVER A CONCENTRAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO
ATIVAR A CAPACIDADE CRIADORA
MELHORAR A ESCRITA
COMPREENDER TEXTOS NÃO-VERBAL
OBSERVAR AS DISUSSÕES EM GRUPO

*CONTEÚDO (S):
LEITURA
ESCRITA
PRODUÇÃO DE TEXTO

*RECURSO/EQUIPAMENTO (S):
LIVRO DE ROBERTO CALDAS "A MENINA DAS Borboletas"
CADERNO
LÁPIS, BORRACHA,CANETA, LÁPIS DE COR

*BIBLIOGRAFIA:
CALDAS, Roberto. A MENINA DAS Borboletas. São Paulo: Paulus. 2ª edição. 2010


1ª AULA:
APRESENTAR A PROPOSTA, FALANDO DE COMO SE LER UM TEXTO NÃO-VERBAL. DANDO ALGUNS EXEMPLOS. ASSIM, FALEI QUE FAZEMOS UMA LEITURA DAS PESSOAS O TEMPO TODO, MESMO QUANDO ELAS NÃO VERBALIZAM É POSSÍVEL PERCEBER SENTIMENTOS (ALEGRIA, PREOCUPAÇÃO,TRISTEZA, RAIVA, ETC.)
EM MEIO A ESTA CONVERSA INFORMAL, MOSTRAR TEXTOS NÃO-VERBAL A PARTIR DE CONTOS E OUTROS TEXTOS SELECIONADOS.

2ª AULA:
PEDIR QUE LEIAM AS IMAGENS E PRODUZAM UM TEXTO.
DISCUTAM NO GRUPÃO, MAS AS PRODUÇÕES SERÃO INDIVIDUAIS.
NA SEQUÊNCIA, PRODUZIR UM TEXTO COM IMAGENS, LENDO A PRÓPRIA PRODUÇÃO.

3ª AULA:
SOCIALIZAR PARA A CLASSE O TEXTO PRODUZIDO, PARA QUE PERCEBAM AS DIFERENTES FORMAS DE CONTAR UMA HISTÓRIA COMUM. MAS CADA PESSOA TEM UMA FORMA DE ENXERGAR E TRANSMITIR OS FATOS.


IMAGENS DO TEXTO SELECIONADO PARA ESTA AULA:(No meu modo de contar)









OBSERVAÇÕES DOS ALUNOS (AS):
>Durante a leitura
  • Uma aluna falou que a flor foi quem mais sofreu. Mas, a menina foi persistente e não desistiu de plantar seu jardim, que começou com apenas uma flor.
  • Sugeri que mudassem a sequência das imagens, se assim desejassem.
  • Outro aluno observou que a menina tinha tudo pra desistir, mas lutou até o fim.
Partindo do comentário dele, comparei a luta da menina com as muitas lutas que travamos todos os dias, enfatizando que temos de prosseguir mesmo com dor, dúvida ou revolta.

>A socialização promoveu uma reflexição de como cada um organizou a nova história, contada em palavras e com imagens.

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