quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Leitura dirigida


ATIVIDADE DE LEITURA     19/09/13


OBJETIVO (S):
Formar leitores críticos e participativos.
Observar estratégias de leitura.
Desenvolver a escrita.


1ª AULA:  TEXTO FATEADO (atividade em grupo/dupla)

O 16 de Setembro não foi uma farsa de Golbery Lessa - Historiador.(http://reporteralagoas.com.br/novo/?p=69802)

 >Os alunos tiveram de fazer uma leitura prévia para conhecer o texto e descobrir modos de facilitar a atividade.

>Modificaram um ou dois parágrafos sem causar prejuízo ao texto original.

>Mostraram dificuldades com palavras que não estão dentro de seus vocabulários habitual.

>Se preocuparam com a estética do texto montado: usamos um pedaço de papel madeira para colar as partes do texto; assim, cuidaram para que não borrassem com muita cola e com os espaçamentos.

>A estratégia de leitura mais usada foi a verificação devido a falta de contato com muitas das palavras presentes no texto.






2ª AULA: Resumo dirigido (atividade individual ou em dupla)

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ALAGOAS
Nesta atividade os alunos foram convidados a transcrever partes do texto, segundo minhas orientações:

1- motivos da Emancipação Política do estado de Alagoas;
2- Data do acontecimento
3- Outras informações relevantes (o que mais chamou atenção deles no texto) para introduzir ou não um subtítulo.

(http//:www.salvealagoas.com/2011/06/hino-de-alagoas.html#ixzz2etAFwBtP)


>A atividade exigiu atenção e concentração. E ter intimidade com o texto, numa leitura inicial.

>Jaqueline expôs suas dúvidas e Josiele ouvia tudo atentamente, pois é muito observadora e objetiva. Já Jaqueline é mais detalhista e gosta de perguntar. Ainda bem!


RECURSO/EQUIPAMENTO (S):
-texto já  recortado para os alunos montar suas  partes depois de uma leitura prévia do mesmo texto não recortado;
-xerox  dos  textos selecionados para distribuir entre as duplas;
-papel madeira, cola, tesoura;
-caderno, caneta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário