2° BIMESTRE PLANO DE AULA DURAÇÃO: 15 DIAS (APROXIMADAMENTE)
E.M.E.B.PROFESSOR ARLINDO FERREIRA DE MORAIS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3ª ETAPA NOTURNO
PROFESSORA: VALDELICE NUNES
-----------------------------------------------------------------------------------------
TEMA (S): SELEÇÃO MUSICAL
AULA (S);
*13/06/8 > PORTUGUÊS
LEITURA DA LETRA DA MUSICA "TODA LINDA",BANDA EVA PARA A TURMA.
DEPOIS DE FALAR BREVEMENTE DA MÚSICA,DO CANTOR/BANDA OS ALUNOS FORAM CONVIDADOS A PRODUZIR UM PEQUENO TEXTO MOSTRANDO SUA COMPREENSÃO DO QUE FOI CONVERSADO.
*17/06/13 > CIÊNCIAS
PESQUISA DIRIGIDA: ANOTANDO INFORMAÇÕES DA LETRA MUSICAL,DESTACANDO O ESTILO E O TEMA CANTADO.
LEVEI LETRAS COPIADAS DO SITE http://www.kboing.com.br E PESQUISAS TIRADAS DE DIVERSOS SITES PARA QUE ELES COLETASSEM DADOS DA VIDA ARTÍSTICA DO CANTOR (A) SELECIONADO (A) EM AULAS ANTERIORES.
*20/06/13 > GEOGRAFIA
USANDO MAPAS E O GLOBO TERRESTRE,OS ALUNOS FORAM DESAFIADOS A COMPARAR DISTÂNCIAS,OBSERVAR OS NOMES DE CADA ESTADO E AS REGIÕES ONDE ESTÃO LOCALIZADOS.
*21/06/13 > MATEMÁTICA
APÓS COLETAR INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS DOS ARTISTAS PESQUISADOS,OS ALUNOS TRABALHARAM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
24/05/13 > SELEÇÃO MUSICAL
DESAFIÁ-LOS A CANTAR E DEPOIS ESCREVER UM PEDACINHO DE UMAS DAS MUSICAS SELECIONADAS NESTE PERÍODO.
NA SALA DE INFORMÁTICA,ESCREVER UM TRECHO DA MÚSICA ESCOLHIDA DESTACANDO OS ADJETIVOS.
27/05/13 > CANTIGAS DE RODA
MOMENTO DE RETORNAR `INFÂNCIA,CANTAR UMA CANTIGA DE RODA PARA QUEM SOUBER ACOMPANHAR (TODOS CANTOU UMA).
NA SEQUÊNCIA DITAR PARA A PROFESSORA ESCRIBA COPIAR NO QUADRO E ELES NO CADERNO.
*As datas destacadas das atividades entre 17 e 21 de Junho, são referentes às avaliações bimestrais. Nelas trabalhei os conteúdos de maneira interdisciplinar.
*Depois de escolher o tema, pensar na metodologia e selecionar os recursos, elaborei a aula introdutória para sondar os gostos musicais, fazê-los interagir e promover aprendizagem com significado. E começou a dar certo, apesar das dificuldades e da resistência de um ou outro; tudo começou a melhorar para os dois lados.
CONTEÚDO (S):
ADJETIVO
SUBSTANTIVO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
RECURSO/EQUIPAMENTO (S):
MÍDIAS DIVERSAS >CELULAR,COMPUTADOR,OUTRAS
ALFABETO MÓVEL
JOGOS QUE CONFECCIONEI
TEXTO FATEADO
QUEBRA-CABEÇA
22/05/13: SELECIONEI TRECHOS DE MÚSICAS BAIANA + SERTANEJA E INFORMALMENTE COMECEI A TRABALHAR OS ADJETIVOS.
MÚSICA 1
Safado, cachorro, sem vergonha
Eu dou duro o dia inteiro
e você colchão e fronha...
MÚSICA 2
Eu não quero ter amigos
Que te afastem do meu peito
Desses que se aproximam
Pra mostrar nossos defeitos
Eu só quero do meu lado
Esse amor que é tão bonito
Se é mentira para os outros...
1.VOCÊ CONHECE AS MÚSICAS QUE COPIOU NO CADERNO?
( ) SIM
( ) NÃO
2.QUAL DAS DUAS TEM MAIS ADJETIVOS,ESCREVA-OS NO CADERNO.
-------------------
-------------------
-------------------
-------------------
-------------------
3.DE QUAL DAS MÚSICAS VOCÊ GOSTA? POR QUÊ?
------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------
4.ESCOLHER UMA MÚSICA PARA A AULA DE AMANHÃ.TRAZÊ-LA COPIADA NO CADERNO.
*Seleção dos alunos : tarefa de casa (solicitada em 23/05/13 e apresentada em 24/05/13).
MÚSICA ESCOLHIDA CANTOR (A) SELECIONADOR (A)
Hoje eu decidi PABLO Patrícia
E u sei, dá pra ver AMADO BATISTA Maria Benedita
Indiferença ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO Maria Damiana
Princesa AMADO BATISTA Professora
*TODOS,INCLUSIVE EU,TINHA DE CANTAR A MÚSICA SELECIONADA.
FORAM MOMENTOS DE MUITA DESCONTRAÇÃO E DESCOBERTAS,MEUS ALUNOS TÊM BOM GOSTO MUSICAL, UM DELES QUE POSSUI TALENTO PARA CANTAR,PRECISA DESENVOLVÊ-LO.
*Até aqui eles ainda apresentam total dificuldade de compreender o que é um adjetivo.
Entenderam que é algo de ruim. Então expliquei que ele caracteriza uma pessoa com algo bom ou ruim e que falamos isso o tempo todo: "Bia é alegre ou brincalhona." Mesmo assim não compreenderam. Mas vamos continuar tentando.
E.M.E.B.PROFESSOR ARLINDO FERREIRA DE MORAIS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3ª ETAPA NOTURNO
PROFESSORA: VALDELICE NUNES
-----------------------------------------------------------------------------------------
TEMA (S): SELEÇÃO MUSICAL
AULA (S);
*13/06/8 > PORTUGUÊS
LEITURA DA LETRA DA MUSICA "TODA LINDA",BANDA EVA PARA A TURMA.
DEPOIS DE FALAR BREVEMENTE DA MÚSICA,DO CANTOR/BANDA OS ALUNOS FORAM CONVIDADOS A PRODUZIR UM PEQUENO TEXTO MOSTRANDO SUA COMPREENSÃO DO QUE FOI CONVERSADO.
*17/06/13 > CIÊNCIAS
PESQUISA DIRIGIDA: ANOTANDO INFORMAÇÕES DA LETRA MUSICAL,DESTACANDO O ESTILO E O TEMA CANTADO.
LEVEI LETRAS COPIADAS DO SITE http://www.kboing.com.br E PESQUISAS TIRADAS DE DIVERSOS SITES PARA QUE ELES COLETASSEM DADOS DA VIDA ARTÍSTICA DO CANTOR (A) SELECIONADO (A) EM AULAS ANTERIORES.
*20/06/13 > GEOGRAFIA
USANDO MAPAS E O GLOBO TERRESTRE,OS ALUNOS FORAM DESAFIADOS A COMPARAR DISTÂNCIAS,OBSERVAR OS NOMES DE CADA ESTADO E AS REGIÕES ONDE ESTÃO LOCALIZADOS.
*21/06/13 > MATEMÁTICA
APÓS COLETAR INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS DOS ARTISTAS PESQUISADOS,OS ALUNOS TRABALHARAM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
24/05/13 > SELEÇÃO MUSICAL
DESAFIÁ-LOS A CANTAR E DEPOIS ESCREVER UM PEDACINHO DE UMAS DAS MUSICAS SELECIONADAS NESTE PERÍODO.
NA SALA DE INFORMÁTICA,ESCREVER UM TRECHO DA MÚSICA ESCOLHIDA DESTACANDO OS ADJETIVOS.
27/05/13 > CANTIGAS DE RODA
MOMENTO DE RETORNAR `INFÂNCIA,CANTAR UMA CANTIGA DE RODA PARA QUEM SOUBER ACOMPANHAR (TODOS CANTOU UMA).
NA SEQUÊNCIA DITAR PARA A PROFESSORA ESCRIBA COPIAR NO QUADRO E ELES NO CADERNO.
*As datas destacadas das atividades entre 17 e 21 de Junho, são referentes às avaliações bimestrais. Nelas trabalhei os conteúdos de maneira interdisciplinar.
*Depois de escolher o tema, pensar na metodologia e selecionar os recursos, elaborei a aula introdutória para sondar os gostos musicais, fazê-los interagir e promover aprendizagem com significado. E começou a dar certo, apesar das dificuldades e da resistência de um ou outro; tudo começou a melhorar para os dois lados.
CONTEÚDO (S):
ADJETIVO
SUBSTANTIVO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
RECURSO/EQUIPAMENTO (S):
MÍDIAS DIVERSAS >CELULAR,COMPUTADOR,OUTRAS
ALFABETO MÓVEL
JOGOS QUE CONFECCIONEI
TEXTO FATEADO
QUEBRA-CABEÇA
ATIVIDADES INTRODUTÓRIAS DO TEMA
22/05/13: SELECIONEI TRECHOS DE MÚSICAS BAIANA + SERTANEJA E INFORMALMENTE COMECEI A TRABALHAR OS ADJETIVOS.
MÚSICA 1
Safado, cachorro, sem vergonha
Eu dou duro o dia inteiro
e você colchão e fronha...
MÚSICA 2
Eu não quero ter amigos
Que te afastem do meu peito
Desses que se aproximam
Pra mostrar nossos defeitos
Eu só quero do meu lado
Esse amor que é tão bonito
Se é mentira para os outros...
ATIVIDADE NO QUADRO
1.VOCÊ CONHECE AS MÚSICAS QUE COPIOU NO CADERNO?
( ) SIM
( ) NÃO
2.QUAL DAS DUAS TEM MAIS ADJETIVOS,ESCREVA-OS NO CADERNO.
-------------------
-------------------
-------------------
-------------------
-------------------
3.DE QUAL DAS MÚSICAS VOCÊ GOSTA? POR QUÊ?
------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------
4.ESCOLHER UMA MÚSICA PARA A AULA DE AMANHÃ.TRAZÊ-LA COPIADA NO CADERNO.
*Seleção dos alunos : tarefa de casa (solicitada em 23/05/13 e apresentada em 24/05/13).
MÚSICA ESCOLHIDA CANTOR (A) SELECIONADOR (A)
Hoje eu decidi PABLO Patrícia
E u sei, dá pra ver AMADO BATISTA Maria Benedita
Indiferença ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO Maria Damiana
Princesa AMADO BATISTA Professora
*TODOS,INCLUSIVE EU,TINHA DE CANTAR A MÚSICA SELECIONADA.
FORAM MOMENTOS DE MUITA DESCONTRAÇÃO E DESCOBERTAS,MEUS ALUNOS TÊM BOM GOSTO MUSICAL, UM DELES QUE POSSUI TALENTO PARA CANTAR,PRECISA DESENVOLVÊ-LO.
ATIVIDADE EM DUPLA 24/05/13
1.FORME PALAVRAS COM O QUEBRA-CABEÇA E DEPOIS AS ESCREVA NO CADERNO.
2.QUE TIPO DE LETRA FOI USADO PARA ESCREVER AS PALAVRAS QUE VOCÊS FORMARAM?
( ) MAIÚSCULA
( ) MINÚSCULA
3.ESCREVA NO ESPAÇO O ADJETIVO ENCONTRADO.
a)ELA É TÃO BELA QUANTO GENIOSA.
------- -----------
b)O QUE TEM DE ELEGANTE TEM DE FALSO.
------------- ---------
c)HUM.... SORVETE CREMOSO!
------------
*Até aqui eles ainda apresentam total dificuldade de compreender o que é um adjetivo.
Entenderam que é algo de ruim. Então expliquei que ele caracteriza uma pessoa com algo bom ou ruim e que falamos isso o tempo todo: "Bia é alegre ou brincalhona." Mesmo assim não compreenderam. Mas vamos continuar tentando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário