quarta-feira, 11 de setembro de 2013

seres vivos

3° BIMESTRE       PLANO DE AULA       DURAÇÃO: 6 AULAS

ESCOLA:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS    3ª ETAPA   NOTURNO
PROFESSOR (A):

*TEMA (S): ESPÉCIES

*OBJETIVO (S):
DESENVOLVER A ORALIDADE
ATIVAR ESTRATÉGIAS DE LEITURA
PROMOVER INTERAÇÃO EM GRUPO

*CONTEÚDO (S):
-OS SERES VIVOS
-LEITURA DIRIGIDA
-A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS DO MUNDO
-O FOLCLORE BRASILEIRO

*RECURSO/EQUIPAMENTO (S):
LIVRO DE  CONTOS E LENDAS
BÍBLIA SAGRADA
IMAGENS DO BICHO-DA-SEDA/MARIPOSA IMPRESA EM TAMANHO MÉDIO
PRENDEDOR DE ROUPAS
CARTOLINA
PAPEL CREPOM
PAPEL MADEIRA
COLA,TESOURA
LIVRO DIDÁTICO
REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS N° 231
DICIONÁRIO

*AULA (S):

02/09/13 > ENSINO RELIGIOSO:

LEITURA DA "Lenda de como Deus fez o homem" para uma analogia de como Gênesis 1 descreve a criação e de como Ricardo Azevedo relata este acontecimento em seu livro  "Contos e lendas de um vale encantado: Uma viagem pela cultura popular do vale do Paraíba" p. 30.
Um momento onde vale toda forma de expressão do pensamento, para que o grupo (todos nós) possa refletir o assunto em estudo.

 TODA AULA SE PASSOU EM INTERAÇÕES PROVEITOSAS,FALEI DO NOME DOS LUZEIROS,QUE UM APARECE PELO DIA E O OUTRO PELA NOITE.
QUE CADA SER VIVO TEM UMA FUNÇAO NA NATUREZA.ASSIM, PEDI QUE ESCREVESSEM O NOME DE ALGUMAS ESPÉCIES QUE DEUS CRIOU.
É UMA FORMA DE TREINO ORTOGRÁFICO SILENCIOSO E COM CONSULTA. 


04/09/13 > CIÊNCIAS:

ATIVIDADE PARA COMREENSÃO DO CONTEÚDO. COM A AJUDA DO LIVRO DE CONTOS, DA BÍBLIA E DO DICIONÁRIO RESPONDERAM TRÊS QUESTÕES:

1.O QUE SÃO LUZEIROS? DIGA O NOMES DELES.
2.QUAL VERSÍCULO FALA DA CRIAÇÃO DO HOMEM? ESCREVA O CAPÍTULO E O VERSÍCULO DEPOIS DE TRANSCREVER O  (S) VERSÍCULO (S) PEDIDO.
3.DESENHE O CORO HUMANO E ESCREVA O NOMES DAS DIVISÕES PRINCIPAIS QUE ELE RECEBE.

(Conversamos sobre a importância dos seres vivos na natureza e aproveitando o comentário de Elizabete, enfatizei a importância das partes do corpo, que em conjunto o organismo tem pleno desenvolvimento de suas respectivas funções.)


05/09/13 > ARTE:

LI UM ARTIGO  "Pequeno trabalhador" SOBRE O DO BICHO-DA-SEDA, SEU CASULO SERVE PARA A PRODUÇÃO DE UM FIO DE TECIDO MUITO BONITO E CARO , MAS PARA ISSO O BICHO PRECISA MORRER. ISTO É ,NÃO COMPLETA SEU CICLO.
 ABRI UM DEBATE SOBRE O HOMEM PODER MATAR OUTROS SERES VIVOS PARA SE ALIMENTAR OU TER OUTROS BENEFÍCIOS. AS OPINIÕES FICARAM BALANÇADAS.
NA SEQUÊNCIA MOSTREI O MATERIAL SELECIONADO E DISSE QUE ELES FARIAM UMA MARIPOSA, QUE É A LAGARTA QUANDO NÃO É MORTA, PARA SEU CASULO VIRAR FIOS DO TECIDO LUXUOSO: A SEDA. 




A partir dessas imagens, as alunas fizeram a mariposa como elas gostariam que ela fosse e sem perceber falavam da importância do bicho-da-seda na natureza, visualizavam características e falavam do único tipo de alimentos das lagartas: as folhas de amora, no caso do bicho-da-seda.
Ao fazer as pesquisas para esta aula, percebi que a mariposa não é uma espécie de borboleta como imaginava antes. Durante a aula minha aluna  Josiele fez a mesma observação. Já Elizabete recordou que ao pegar folhas com os casulos ( que ela não sabia o que era ) tinha nojo e medo de pegar coceira.
A observação de Josiele abriu espaço para falar do ciclo da borboleta, bem parecido com o do bicho-da-seda, mas com algumas diferenças: a mariposa é branca, o casulo do bicho-da-seda é branquinho e a borboleta tem variedade de cores e desenhos nas asas, entre outras coisas.
As borboletas na fase de lagarta comem folhas de plantas e na fase borboleta se alimentam do néctar das flores. Mas ambas passam por uma transformação depois se libertam do casulo.

RESULTADO DAS PRODUÇÕES DOS (AS) ALUNO (AS) NESTA AULA:















Nenhum comentário:

Postar um comentário