terça-feira, 3 de setembro de 2013

Adivinhas

E.M.E.B.  PROFESSOR ARLINDO FERREIRA DE MORAIS
ALUNO (A)
PROFESSOR (A)
DATA: 26/04/13
AULAS: 2
CONTEÚDO (S): SUBSTANTIVOS,ADJETIVOS,PRODUÇÃO DE TEXTO.


ATIVIDADE 1: CRIANDO UMA ADIVINHA




1.ESCREVA UMA QUADRINHA USANDO FRUTAS DE SUA PREFERÊNCIA.

*Nesta questão os alunos devem usar da criatividade para elaborar uma quadra destacando cor, sabor, odor das frutas escolhidas por eles ,individualmente.
*Fiz intervenções lendo outras quadras e sugerindo formas e palavras para começarem a escrever adivinha e a quadra. Teriam de ser sugestivos para ativar a curiosidade do ouvinte/leitor ou desafiá-lo a decifrar a resposta.
*Levei modelos criado por mim para ajudá-los. Mas antes deixei-os pensar para criar. Assim, promovi um momento de discussão entre eles e eu. E  discutiram entre si.
Vejamos como elaborei a quadra:


Aparência espinhosa
Cheirosa, doce, saborosa...
Não importa se dura ou mole
É madura que se come.

Resposta: JACA

2.AGORA DESTAQUE OS SUBSTANTIVOS QUE USOU NA CONSTRUÇÃO DESTA ADIVINHA.


Começo com P

Termino com O
Faço o sangue ferver
E o corpo tremer. Quem sou eu?

Resposta: PAIXÃO

*Levei um modelo criado por mim e os ajudei a compreender o que são substantivos para poder lhes dar qualidades: os adjetivos.
*Este é um conteúdo que eles apresentam muita dificuldade de compreensão. Por isso estou vendo outros meios de fazê-los aprender de modo significativo.
*Eles ainda não aprenderam a gostar de pensar. Portanto, o processo é lento e algumas vezes me sinto desestimulada.
................................................................................................................................................

ATIVIDADE 2: FIXANDO E REVISANDO  CONTEÚDOS



1.ESCREVA O ALFABETO MAIÚSCULO

2.QUEM SOU EU?

Posso tudo e muito mais

Dou nome a tudo que existe
Também ao que pensamos não existir

Me chamo---------------------, rapaz.






Comigo tudo que existe

Posso modificar
Dando-lhe qualidade
Defeito ou condição

Porque sou o ---------------- bonitão!




3.CIRCULE SOMENTE AS PALAVRAS MASCULINAS

barbeiro
 barroca
 bastão
pata
 passarela
 pássaro
rochedo
 romance
 rombo

..........................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário