terça-feira, 3 de setembro de 2013

Primeira aula

PLANO DE AULA





E.M.E.B. PROFESSOR ARLINDO FERREIRA DE MORAIS PROFESSORA: VALDELICE NUNES

MODALIDADE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  3ª ETAPA NOTURNO
DURAÇÃO:  2 AULAS
DATA:  04/03/13   1° BIMESTRE

OBJETIVO (S):

-Sondar os conhecimentos prévios do aluno acerca do conteúdo.
-Ativar e descobrir estratégias de construção e desconstrução de palavras

CONTEÚDO (S):

*Letras e fonemas

RECURSO (S):

> recorte de livros e revistas ou alfabeto móvel;
>livro didático;
>palavras xerocopiadas;
>lápis, caneta, borracha, tesoura e cola.

AVALIAÇÃO/METODOLOGIA:

1.Conversa informal sobre os desejos e necessidades de cada aluno (era o primeiro dia de aula e minha estreia como professora contratada pelo município),para motivá-los e saber um pouco da vida deles. Também verificar o nível cognitivo depois de anos fora da sala de aula.
2.Atividade em dupla para introduzir/fixar/revisar o conteúdo.
3.Atividade no quadro para tirar dúvidas e fazê-los participar da correção.





ATIVIDADE

1.QUE LETRA ESTÁ FALTANDO NAS PALAVRAS?

---AROPE 
                                                 
---RELHA

Á---COOL

CA---É

A---ACATE

---OFONA

M---M---E

2.USANDO O LIVRO DIDÁTICO: TROQUE APENAS UMA LETRA DA PRIMEIRA ILUSTRAÇÃO E DESCUBRA O NOME DAS DEMAIS.

PATA-GATA-DATA-MATA-LATA

*A lógica é trocar a letra inicial de cada figura e ter o nomes das outras.

*As palavras xerocopiadas e os recortes foram utilizados no primeiro momento da aula,para deixá-los mais a vontade. Assim, descobri algumas estratégias de (des)construção de palavras no trabalho em dupla.

RESULTADO DO TRABALHO EM DUPLA/GRUPOS:

Maria Benedita (Bia)
Maria Damiana
 Elizabete
Inicialmente trabalharam individualmente. Bia e Damiana ficaram mais tímidas, já Elizabete gosta de questionar.

José Antonio
Jivanildo
Vandenilson
Fizeram ótima parceria. Montaram diversas palavras. Gostam de desafios.

MARISETE
NATANIEL
Trabalharam muito bem, desmontaram e montaram muitas palavras. Discutiam as letras que deviam usar.

De modo geral, todos fizeram palavras dissílabas e têm dificuldade com o uso da letra H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário