PLANO DE AULA
E.M.E.B. PROFESSOR ARLINDO FERREIRA DE MORAIS PROFESSORA: VALDELICE NUNES
MODALIDADE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3ª ETAPA NOTURNO
DURAÇÃO: 2 AULAS
DATA: 04/03/13 1° BIMESTRE
OBJETIVO (S):
-Sondar os conhecimentos prévios do aluno acerca do conteúdo.
-Ativar e descobrir estratégias de construção e desconstrução de palavras
CONTEÚDO (S):
*Letras e fonemas
RECURSO (S):
> recorte de livros e revistas ou alfabeto móvel;
>livro didático;
>palavras xerocopiadas;
>lápis, caneta, borracha, tesoura e cola.
AVALIAÇÃO/METODOLOGIA:
1.Conversa informal sobre os desejos e necessidades de cada aluno (era o primeiro dia de aula e minha estreia como professora contratada pelo município),para motivá-los e saber um pouco da vida deles. Também verificar o nível cognitivo depois de anos fora da sala de aula.
2.Atividade em dupla para introduzir/fixar/revisar o conteúdo.
3.Atividade no quadro para tirar dúvidas e fazê-los participar da correção.
ATIVIDADE
1.QUE LETRA ESTÁ FALTANDO NAS PALAVRAS?
---AROPE
---RELHA
Á---COOL
CA---É
A---ACATE
---OFONA
M---M---E
2.USANDO O LIVRO DIDÁTICO: TROQUE APENAS UMA LETRA DA PRIMEIRA ILUSTRAÇÃO E DESCUBRA O NOME DAS DEMAIS.
PATA-GATA-DATA-MATA-LATA
*A lógica é trocar a letra inicial de cada figura e ter o nomes das outras.
*As palavras xerocopiadas e os recortes foram utilizados no primeiro momento da aula,para deixá-los mais a vontade. Assim, descobri algumas estratégias de (des)construção de palavras no trabalho em dupla.
RESULTADO DO TRABALHO EM DUPLA/GRUPOS:
Maria Benedita (Bia)
Maria Damiana
Elizabete
Inicialmente trabalharam individualmente. Bia e Damiana ficaram mais tímidas, já Elizabete gosta de questionar.
José Antonio
Jivanildo
Vandenilson
Fizeram ótima parceria. Montaram diversas palavras. Gostam de desafios.
MARISETE
NATANIEL
Trabalharam muito bem, desmontaram e montaram muitas palavras. Discutiam as letras que deviam usar.
De modo geral, todos fizeram palavras dissílabas e têm dificuldade com o uso da letra H.
Nenhum comentário:
Postar um comentário